PISA: desempenho médio na escala de matemática
Definição PISA (Programme for International Student Assessment) é um programa internacional de avaliação comparada, aplicado a estudantes da 7ª série em diante, na faixa dos 15 anos, idade em que se pressupõe o término da escolaridade básica obrigatória na maioria dos países. Avalia a capacidade de um indivíduo de identificar e compreender o papel que a matemática desempenha no mundo, para sustentar juízos fundamentados, inclui a capacidade de reconhecer e formular problemas matemáticos em situações diversas.
Interpretação Notas mínimas de 669,3 os estudantes são capazes de conceituar, generalizar e utilizar informações baseadas em suas investigações e na modelagem de problemas complexos. Relacionam diferentes fontes de informação e representação traduzindo-as de modo flexível. São capazes de demonstrar pensamento e raciocínio matemático avançado. Podem aplicar essa compreensão e conhecimento destreza para as operações matemáticas formais e simbólicas e desenvolver enfoques e estratégias para enfrentar situações novas. Formulam e comunicam com precisão suas ações e reflexões de descobertas, interpretações e argumentações, adequando-as a novas situações. Notas mínimas de 357,8 significam que os estudantes são capazes apenas de responder perguntas que apresentem contextos familiares na qual toda a informação relevante está presente e as perguntas estão claramente definidas. São capazes de identificar informações e desenvolver procedimentos rotineiros conforme instruções diretas em situações explícitas. Podem realizar ações que sejam óbvias e seguí-las imediatamente a partir de um estímulo dado.
Método Cada aluno faz um teste manuscrito de duas horas. Após o teste cognitivo, respondem questões quanto aos seus antecedentes, incluindo hábitos de aprendizagem, motivação e familiares. Diretores das escolas preenchem um questionário descrevendo demografia escolar, financiamento, etc. Os escores brutos dos diferentes cadernos de testes recebem escalas para permitir comparações significativas. Esse dimensionamento é feito usando o modelo Rasch de Teoria de Resposta ao Item (TRI). De acordo com a TRI, não é possível avaliar a competência dos estudantes que não tenham resolvido nenhum ou todos os itens de teste. Este problema é contornado através da utilização de uma distribuição de probabilidade Gaussiana prévia. Uma mesma escala é usada para expressar as dificuldades de itens e competências dos alunos. O procedimento de escalonamento é sintonizado de tal forma que a distribuição a posteriori de competências dos alunos, com o mesmo peso dado a todos os países da OCDE, tem média 500 e desvio padrão 100 dos escores brutos.
Limitações
Fonte PISA-OCDE http://www.oecd.org/pisa/pisaproducts/
Tema relacionado Determinantes
Bibliografia
Cobertura 2000, 2003, 2006, 2009
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