PISA: desempenho médio na escala de leitura
Definição PISA (Programme for International Student Assessment) é um programa internacional de avaliação comparada, aplicado a estudantes da 7ª série em diante, na faixa dos 15 anos, idade em que se pressupõe o término da escolaridade básica obrigatória na maioria dos países. Avalia a capacidade de um indivíduo de identificar e compreender o papel que a matemática desempenha no mundo, para sustentar juízos fundamentados, inclui a capacidade de reconhecer e formular problemas matemáticos em situações diversas.
Interpretação Nota mínima de 625,6 , os estudantes são capazes de completar itens de leitura sofisticados, tais como os relacionados com a utilização de informações difíceis de encontrar em textos com os que não estão familiarizados, mostrar uma compreensão detalhada destes textos e inferir qual informação é relevante para o item, avaliar criticamente e estabelecer hipóteses, recorrer ao conhecimento especializado e incluir conceitos que podem ser contrários às expectativas. Nota mínima de 334,8 , os estudantes são capazes apenas de responder os itens de leitura menos complexos desenvolvidos para o PISA, como situar um fragmento de informação, identificar o tema principal de um texto ou estabelecer uma conexão simples com o conhecimento cotidiano.
Método Cada aluno faz um teste manuscrito de duas horas. Após o teste cognitivo, respondem questões quanto aos seus antecedentes, incluindo hábitos de aprendizagem, motivação e familiares. Diretores das escolas preenchem um questionário descrevendo demografia escolar, financiamento, etc. Os escores brutos dos diferentes cadernos de testes recebem escalas para permitir comparações significativas. Esse dimensionamento é feito usando o modelo Rasch de teoria de resposta ao item (TRI). De acordo com a TRI, não é possível avaliar a competência dos estudantes que não tenham resolvido nenhum ou todos os itens de teste. Este problema é contornado através da utilização de uma distribuição de probabilidade Gaussiana prévia. Uma mesma escala é usada para expressar as dificuldades de itens e competências dos alunos. O procedimento de escalonamento é sintonizado de tal forma que a distribuição a posteriori de competências dos alunos, com o mesmo peso dado a todos os países da OCDE, tem média 500 e desvio padrão 100 dos escores brutos.
Limitações
Fonte PISA-OCDE http://www.oecd.org/pisa/pisaproducts/
Tema relacionado Determinantes
Bibliografia
Cobertura 2000, 2003, 2006, 2009
GERAR TABELA E GRÁFICO
Anos