PISA: desempenho médio na escala de ciências
Definição PISA (Programme for International Student Assessment) é um programa internacional de avaliação comparada, aplicado a estudantes da 7ª série em diante, na faixa dos 15 anos, idade em que se pressupõe o término da escolaridade básica obrigatória na maioria dos países. Avalia os conhecimento científico e o emprega para identificar perguntas, adquirir novos conhecimentos, explicar fenômenos cientificamente e extrair conclusões sobre evidências científicas, refere-se tanto à compreensão de conceitos científicos como à capacidade de aplicar esses conceitos e pensar sob uma perspectiva científica.
Interpretação Nota mínima de 707,9, os estudantes identificam com segurança, explicam e aplicam conhecimentos sobre Ciências em uma grande variedade de situações complexas de vida. São capazes de relacionar diferentes fontes de informação e usam evidências retiradas de tais fontes para justificar decisões. Demonstram claramente e de forma consistente uma capacidade de reflexão científica avançada, e vontade de usar seu conhecimento para resolver questões científicas e tecnológicas novas. Os estudantes neste nível podem, ainda, usar o conhecimento científico e desenvolver argumentos para embasar recomendações e decisões centradas em situações pessoais, sociais e globais. Nota mínima de 334,9 os estudantes têm limitado conhecimento científico, de forma tal que só conseguem aplicá-lo em algumas poucas situações familiares. Eles são capazes de apresentar explicações científicas óbvias e tirar conclusões de evidências explicitamente apresentadas.
Método Cada aluno faz um teste manuscrito de duas horas. Após o teste cognitivo, respondem questões quanto aos seus antecedentes, incluindo hábitos de aprendizagem, motivação e familiares. Diretores das escolas preenchem um questionário descrevendo demografia escolar, financiamento, etc. Os escores brutos dos diferentes cadernos de testes recebem escalas para permitir comparações significativas. Esse dimensionamento é feito usando o modelo Rasch de teoria de resposta ao item (TRI). De acordo com a TRI, não é possível avaliar a competência dos estudantes que não tenham resolvido nenhum ou todos os itens de teste. Este problema é contornado através da utilização de uma distribuição de probabilidade Gaussiana prévia. Uma mesma escala é usada para expressar as dificuldades de itens e competências dos alunos. O procedimento de escalonamento é sintonizado de tal forma que a distribuição a posteriori de competências dos alunos, com o mesmo peso dado a todos os países da OCDE, tem média 500 e desvio padrão 100 dos escores brutos.
Limitações
Fonte PISA-OCDE http://www.oecd.org/pisa/pisaproducts/
Tema relacionado Determinantes
Bibliografia
Cobertura 2000, 2003, 2006, 2009
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