Percentual de população com acesso a instalações sanitárias adequadas
Definição O acesso a instalações sanitárias adequadas refere-se à percentagem da população com pelo menos um ponto de acesso a instalações de eliminação de esgoto que efetivamente evitam contato dos excrementos com a população humana, animal e de insetos. O indicador refere-se a vasos sanitários com uma conexão de rede de esgotos ou fossas sépticas.
Interpretação Mede a cobertura populacional da disposição adequada do esgoto sanitário, através de rede coletora ou fossa séptica. O saneamento é fundamental para o desenvolvimento humano. Pode ser utilizado como medida para o progresso na luta contra a pobreza, melhora na qualidade de vida e no combate a doenças.
Método Numerador: População com acesso a instalações sanitárias X 100. Denominador: População total.
Limitações Os dados foram obtidos pelo Programa Conjunto da Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), com base em censos nacionais e pesquisas domiciliares nacionalmente representativas.
Fonte World Health Organization and United Nations Children's Fund, Joint Measurement Programme (JMP) (http://www.wssinfo.org/).
Tema relacionado Determinantes
Bibliografia Para conceito e definição operacional de instalações sanitárias adequadas ver http://www.wssinfo.org/definitions-methods/watsan-categories/
Cobertura 2000 - 2012
GERAR TABELA E GRÁFICO
Anos