Percentual de partos assistidos por pessoal qualificado
Definição Percentual de partos assistidos por pessoal de saúde qualificado.
Interpretação Todas as mulheres devem ter acesso a cuidados especializados durante a gravidez e o parto para assegurar a prevenção, detecção e tratamento das complicações. Assistência por pessoal de saúde devidamente treinados e com equipamento adequado é fundamental para reduzir a mortalidade materna. Como é difícil medir com precisão a mortalidade materna, e as estimativas baseadas em modelos da taxa de mortalidade materna não pode ser usado para monitorar as tendências de curto prazo, a proporção de partos assistidos por pessoal de saúde qualificado é usado como um indicador proxy para esta finalidade.
Método Numerador: Número de partos assistidos por pessoal de saúde qualificado (médicos, enfermeiros ou parteiras) treinados na prestação de cuidados obstétricos, inclusive dando a necessária supervisão, assistência e aconselhamento às mulheres durante a gravidez, o parto e o período pós-parto X 100. Denominador: Número total de nascidos vivos no mesmo período.
Limitações O termo profissional qualificado pode não refletir adequadamente o acesso das mulheres aos cuidados de boa qualidade, especialmente quando surgem complicações. Além disso, a padronização da definição de pessoal de saúde qualificado às vezes é difícil devido às diferenças na formação do pessoal de saúde em diferentes países. Embora tenham sido feitos esforços para padronizar as definições de médicos, enfermeiros, parteiras e parteiras auxiliares utilizados na maioria dos inquéritos às famílias, é provável que a capacidade de muitos profissionais qualificados para prestar os cuidados adequados em caso de emergência dependam do ambiente em que trabalham.
Fonte Banco Mundial (World Bank)
Tema relacionado Desempenho
Bibliografia
Cobertura 2000 - 2012
GERAR TABELA E GRÁFICO
Anos