Taxa de mortalidade em menores de 5 anos
Definição A taxa de mortalidade em menores de cinco anos é a probabilidade de que uma criança nascida em um ano ou período específico venha a morrer antes de completar cinco anos de idade. Estritamente falando não se trata de uma taxa ( ou seja , o número de mortes dividido pelo número de população em risco de um determinado período de tempo ), mas sim uma probabilidade de morte derivada a partir de uma tábua de vida e expressa como taxa por 1000.
Interpretação Expressa a probabilidade de sobrevivência de uma criança para além do primeiro ano de vida. Expressa também as condições sociais, econômicas e ambientais em que vivem as crianças e suas famílias e, permite inferir de forma indireta o acesso e a qualidade dos serviços de saúde. A taxa de mortalidade de crianças menores de 5 anos contribui com mais de 90 % da mortalidade global de menores de 18 anos de idade. Se a informação utilizada é oriunda de pesquisas domiciliares a taxa de mortalidade de crianças menores de 5 anos é considerada mais importante do que a estimativa da taxa de mortalidade infantil.
Método Numerador: Número de óbitos de residentes com menos de 5 anos de idade num determinado local e período X 1000. Denominador: Número total de habitantes menores de 5 anos residentes num determinado local e período.
Limitações O cálculo direto da taxa, a partir de dados obtidos de sistemas de registro contínuo, pode exigir correções da subenumeração de óbitos infantis e de nascidos vivos. As estimativas demográficas da mortalidade infantil estão sujeitas a imprecisões inerentes às técnicas utilizadas, que se fundamentam em pressupostos de difícil verificação em condições reais. A imprecisão é maior no caso de pequenas populações. As estimativas estão calcadas em tendências históricas, podendo não refletir o padrão demográfico atual.
Fonte Millenium Development Goals Indicators http://mdgs.un.org/unsd/mdg/Data.aspx
Tema relacionado Desempenho
Bibliografia Inter-agency Group for Child Mortality Estimation (IGME) (UNICEF, OMS, Banco Mundial, DESA- Population Division, Naciones Unidas) (2011). Levels & Trends in Child Mortality Report 2011. Estimates Developed by the UN Inter-agency Group for Child Mortality Estimation, (http://www.unicef.org/media/files/Child_Mortality_Report_2011_Final.pdf ) Naciones Unida (2001). Principios y Recomendaciones para un Sistema de Estadísticas Vitales, Revisión 2. Serie M, No. 19, Rev. 2. Número de venta 01.XVII.10.
Cobertura 2000-2012
GERAR TABELA E GRÁFICO
Anos