Taxa de mortalidade materna
Definição A taxa de mortalidade materna é o número de mulheres que morreram de qualquer causa relacionada ou agravada pela gravidez ou gestação (excluindo mortes acidentais ou incidentais ) durante a gravidez e parto, ou antes de 42 dias após a conclusão da gravidez, por 100.000 nascidos vivos.
Interpretação A taxa de mortalidade materna está relacionada ao estado de saúde geral da gestante, nível de educação e serviços disponíveis. Complicações durante a gravidez e no parto são a principal causa de morte e invalidez entre as mulheres em idade reprodutiva nos países em desenvolvimento. A mortalidade materna é o risco associado a cada gravidez, ou seja, o risco obstétrico. O indicador reflete a capacidade dos sistemas de saúde para proporcionar medidas eficazes para prevenir e tratar as complicações que ocorrem durante a gravidez e o parto.
Método Numerador: Número de óbitos de mulheres residentes, por causas e condições consideradas de óbito materno num determinado local e período X 100.000. Denominador: Número de nascidos vivos de mães residentes num determinado local e período.
Limitações Os dados disponíveis sobre mortalidade materna envolvem erros de classificação havendo também sub-registro por falta de notificação.
Fonte Millenium Development Goals Indicators http://mdgs.un.org/unsd/mdg/Data.aspx
Tema relacionado Desempenho
Bibliografia Organización Mundial de la Salud (1991). Maternal Mortality: A Global Factbook. Genebra. Organización Mundial de la Salud (1999). Reduction of Maternal Mortality: A Joint WHO/UNFPA/UNICEF/ World Bank Statement. Ginebra.
Cobertura 2000, 2005 e 2010
GERAR TABELA E GRÁFICO
Anos