Taxa de mortalidade por doenças cerebrovasculares
Definição Número de óbitos por doenças cerebrovascular (CID-10: I60 a I69) por 100 mil habitantes, numa população residente de um determinado país, no ano considerado.
Interpretação Óbitos elevados podem expressar funcionamento inadequado dos serviços de saúde, especialmente no controle da hipertensão e em políticas voltadas a promoção de hábitos saudáveis de vida. Reflete o envelhecimento na população.
Método Numerador: Número total de óbitos em residentes por doenças cerebrovasculares X 100.000. Denominador: População total residente. Critérios de inclusão: Óbitos de residentes cujos diagnósticos tiveram os seguintes Códigos da CID-10: I60 a I69.
Limitações Mesmo a utilização de inquéritos e informações disponibilizadas pelos ministérios da saúde o número de casos ainda pode ser subestimado tanto por conta da natureza do agravo quanto por dificuldades de diagnóstico decorrente de carências dos sistemas de saúde. Os dados para Espanha e Portugal são disponibilizados segundo períodos trianuais ajustados para o meio do período para descrever o ano de referencia utilizado.
Fonte Eurostat - http://appsso.eurostat.ec.europa.eu/nui/submitViewTableAction.do PAHO - http://ais.paho.org/phip/viz/indicatorsbycountryandyears.asp
Tema relacionado Desempenho
Bibliografia http://www1.paho.org/English/AM/PUB/Sp_591.htm http://epp.eurostat.ec.europa.eu/cache/ITY_SDDS/en/hlth_silc_01_esms.htm
Cobertura 2000 - 2010
GERAR TABELA E GRÁFICO
Anos