Taxa de mortalidade por diabetes mellitus
Definição Número de óbitos por diabetes mellitus (CID-10: E10.0 e E10.1) por 100 mil habitantes, numa população residente de um determinado país, no ano considerado.
Interpretação Estima o risco de morte por diabete mellitus e dimensiona a magnitude da doença como problema de saúde pública. Reflete o envelhecimento na população. Expressa também as condições de diagnóstico e da assistência médica dispensada, pois as complicações agudas da diabete são causas evitáveis de óbito. Em geral, as mortes por diabete abaixo dos 40 anos de idade são consideradas evitáveis. Está associada à mortalidade por doenças do aparelho circulatório, em especial o acidente vascular cerebral, a doença hipertensiva e a doença isquêmica do coração.
Método Numerador: Número totalde óbitos em residentes por diabetes mellitus X 100.000. Denominador: população total residente. Critérios de inclusão: Óbitos de residentes cujos diagnósticos tiveram os seguintes Códigos da CID-10: E10.0 e E10.1.
Limitações Mesmo a utilização de inquéritos e informações disponibilizadas pelos ministérios da saúde o número de casos ainda pode ser subestimado tanto por conta da natureza do agravo quanto por dificuldades de diagnóstico decorrente de carências dos sistemas de saúde. Os dados para Espanha e Portugal são disponibilizados segundo períodos trianuais ajustados para o meio do período para descrever o ano de referencia utilizado.
Fonte Eurostat - http://appsso.eurostat.ec.europa.eu/nui/submitViewTableAction.do PAHO - http://ais.paho.org/phip/viz/indicatorsbycountryandyears.asp
Tema relacionado Desempenho
Bibliografia http://www1.paho.org/English/AM/PUB/Sp_591.htm http://epp.eurostat.ec.europa.eu/cache/ITY_SDDS/en/hlth_silc_01_esms.htm
Cobertura 2000 - 2010
GERAR TABELA E GRÁFICO
Anos