Taxa de incidência de AIDS na população entre 15 a 49 anos de idade
Definição Número de casos novos confirmados de Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS), por 100 mil habitantes, na população residente em determinado espaço geográfico, no ano considerado.
Interpretação Estima o risco de um indivíduo vir a desenvolver a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS), numa determinada população em intervalo de tempo determinado, e a população exposta ao risco de adquirir a doença. Indica a persistência de fatores favoráveis à propagação vírus HIV. Pode apresentar aumento da morbidade quando há associação entre tuberculose e infecção pelo HIV.
Método Numerador: Número de casos de AIDS diagnosticados num determinado ano X 100.000. Denominador: População total residente.
Limitações Mesmo com a utilização de inquéritos e informações disponibilizadas pelos Ministérios da Saúde o número de casos ainda pode ser subestimado, tanto por conta da natureza do agravo, quanto por dificuldades de diagnóstico decorrentes de carências dos sistemas de saúde.
Fonte Eurostat - http://appsso.eurostat.ec.europa.eu/nui/submitViewTableAction.do PAHO - http://ais.paho.org/phip/viz/indicatorsbycountryandyears.asp
Tema relacionado Desempenho
Bibliografia
Cobertura 2000 - 2012
GERAR TABELA E GRÁFICO
Anos